segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A FOME

Mais um do Josué de Souza.

==================================
A fome já foi tratada como um fenômeno natural ou ecológico e até como uma conseqüência do crescimento populacional. Mas, na verdade, a fome é uma criação humana. Ela existe e maltrata bilhões de pessoas, sendo as crianças e mulheres as principais vítimas. Ao se organizar em sociedade, o homem criou uma desigualdade. De um lado, uma minoria rica e de outro, a grande maioria despojada de riqueza no mundo.
Um dia deste tentei perceber como o fenômeno da fome é tratado nas escrituras sagradas. Acredito que a fome enquanto fenômeno social e tratado na Bíblia, pela primeira vez em Gênesis 43, relata a história de José e o chamado de Deus na vida deste para administrar a fome do Egito. A partir daí, percebi que o cuidado de Deus para com aqueles que têm fome permeia toda a Bíblia.
No livro de Êxodo, Moisés faz o caminho inverso de José para libertar o povo judaico da fome e da escravidão do Egito. Em Levítico 25: 35 aos 37 há uma lei específica em favor do empobrecido e do escravo: “E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo. Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse”.
Levítico também traz o ano do jubileu em que todos os escravos tinham sua liberdade restaurada e todos os proprietários recebiam seus haveres em restituição, além de haver um cancelamento geral de todas as dívidas. Um dos propósitos desta prática era evitar a pobreza e a riqueza extrema, além de evitar a pobreza herdada, pois cada família pobre recebia a cada cinqüenta anos um novo começo. Jeremias 7:6 mostra que o descumprimento destas leis foram um dos motivos para o exílio judaico na Babilônia.
Se olharmos para o ministério de Jesus, iremos perceber os inúmeros exemplos de desapego a riqueza e a defesa aos excluídos. No nascimento, o primeiro anúncio é feito a pastores de ovelhas. Viveu entre pescadores, doentes, leprosos, viúvas e mulheres de vida fácil. No auge do seu ministério, sendo a ressurreição, deixa isto muito claro quando escolhe as mulheres para testemunharem sua primeira aparição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário