segunda-feira, 2 de agosto de 2010

UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

Esse texto não é meu, é do amigo Josué de Souza

=============================
No mês de janeiro, aconteceu em Porto Alegre/RS o 10º Fórum Social Mundial. Para quem não conhece, este evento surgiu no ano de 2001, na capital gaúcha em contraponto ao Fórum Econômico de Davos na Suíça. O evento é organizado por movimentos sociais de diversos continentes com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. O slogan do Fórum Social Mundial é “Um outro mundo é possível”.
Nestes dez anos o fórum tornou-se o mais importante encontro de seres humanos engajados em discutir as conseqüências das relações humanas versus econômicas do planeta.
No ano de 2003, tive a oportunidade de participar do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS. Surpreendi-me primeiramente com o grande número de atividades ocorrendo ao mesmo tempo e todas de forma autogestionadas. A segunda questão que me chamou a atenção foi o número de cristãos que encontrei por lá. Muitos destes, propondo e realizando oficinas e debates.
Sem dúvida, desde então, o mundo mudou. Em boa medida, para melhor. Se na época do nascimento do Fórum Social Mundial as idéias do neoliberalismo imperavam, os movimentos sociais estavam em baixa no mundo todo e na América Latina, a maioria dos chefes de Estado professavam a fé no deus mercado. Hoje, nos encontramos em um outro cenário.
Avanços sociais e democráticos se concretizaram abaixo da linha do Equador. Os governos do mundo todo olham para cá em busca de modelos e ações que sirvam de inspiração, invertendo a lógica que imperou durante todo o século XX. Sem dúvida, isso se deve, em boa parte, ao processo do Fórum Social Mundial, que permitiu ao mundo descobrir a originalidade e a criatividade do campo progressista da América do Sul.
Sendo assim, acredito que é possível construir um outro mundo, mais justo e solidário, que seja centrado no ser humano e para esta tarefa os cristãos devem apresentar-se de primeira hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário